Informações sobre leptospirose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da leptospirose, com dicas para diminuição da sua ocorrência.


Conhecendo a leptospirose

Leptospirose é uma doença causada por um número de diferentes bactérias do género Leptospira, que afeta seres humanos e animais, sendo uma zoonose (transmitida de animais para humanos). 

A leptospirose é mundial na sua forma de distribuição, mas é mais comum em climas temperados e tropicais. A doença é um risco ocupacional para agricultores, pessoas que trabalham com peixe, mineiros, veterinários, trabalhadores da pecuária, trabalhadores de esgotos, e as tropas militares. A leptospirose parece estar a aumentar como um risco urbano, especialmente durante as fortes chuvas, quando ocorrem inundações.
Nos últimos anos, surtos têm sido relatados a partir da Ásia, Europa, Austrália e Américas.
Os surtos de leptospirose são geralmente causados pela exposição à água contaminada com urina de animais infetados. Muitos tipos diferentes de animais carregam a bactéria, e incluem gado, porcos, cavalos, cães, roedores e animais selvagens. Os seres humanos tornam-se infetados pelo contato com água, alimentos ou solo contendo urina destes animais infetados. Isto acontece pela ingestão de alimentos ou água contaminada. A exposição também ocorre por meio de contato com a pele, especialmente dos olhos ou do nariz ou de uma ferida na pele, durante a natação, passear na água da enchente, imersão acidental, ou abrasão ocupacional. A exposição também pode ocorrer pelo contacto direto com a urina ou com tecidos de animais infetados, ou por inalação de gotículas de aerossol de fluido contaminado. Nas forças armadas, ao tropas são frequentemente expostas a leptospirose encontradas em populações de roedores silvestres. Excrementos de roedores são comumente transportados para os sistemas de água, pelo que frequentemente a leptospirose é adquirida em locais de drenagens naturais, como rios ou lagos. As inundações aumentam a probabilidade de transmissão de leptospirose dos animais para o homem, já que colocam os animais numa maior proximidade dos seres humanos, o que permite a transmissão através da urina infeciosa dos animais, resultando na exposição de muito mais pessoas.