Informações sobre leptospirose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da leptospirose, com dicas para diminuição da sua ocorrência.


Leptospirose

A Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse microorganismo pode sobreviver indefinidamente nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina.
O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea podendo provocar insuficiência renal e hepática.
A leptospirose é primariamente infecção de animais silvestres e domésticos, principalmente ratos, cachorros, bovinos e suínos.
No Brasil, os ratos urbanos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) são os principais transmissores da doença e o número de casos aumenta na estação das chuvas, por causa das enchentes e inundações.

Sinais e sintomas de leptospirose

A leptospirose ocorre como dois síndromes clínicos reconhecíveis: anictericp e ictérico. Leptospirose anictérica é uma doença semelhante à gripe, sendo auto-limitada leve e caracteriza-se pelo aparecimento súbito de alguma combinação dos seguintes sintomas:
- Dor de cabeça;
- Febre (38-40 ° C);
- Dores musculares (geralmente localizadas nas áreas da panturrilha e lombar);
- Náusea e vomito;
- Anorexia;
- Diarréia;
- Tosse;
- Faringite;
- Conjuntivite.

Leptospirose ictérica, também conhecida como doença de Weil, é uma doença grave, cujas manifestações clássicas incluem:
- Febre;
- Icterícia;
- Insuficiência renal;
- Hemorragia;


Outros sistemas de órgãos (do sistema pulmonar, cardíaco, sistema nervoso central) também ficam frequentemente envolvidos.