Informações sobre leptospirose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da leptospirose, com dicas para diminuição da sua ocorrência.


Diagnóstico e tratamento de leptospirose

Leptospirose pode ser diagnosticada através da cultura das bactérias Leptospira a partir de fluidos corporais (primeiros 7 dias), a partir de fluido cerebrospinal (4 a 10 dias), e a partir de urina (após o 10º dia) após o início dos sintomas usando a mídia especial. O diagnóstico pode também ser feito através da detecção do aumento de anticorpos em testes específicos. Por causa da existência de sinais e sintomas não específicos durante a infecção, leptospirose frequentemente não é considerada no diagnóstico, até uma fase mais tardia da doença, o que pode comprometer o reconhecimento de surtos e controle da doença.

Pode alguém ser reinfetado com a leptospirose? 
Uma vez que uma pessoa tem a leptospirose, ela ficará imunes a uma outra infeção com a mesma cepa de Leptospira.
No entanto, a infeção pode ocorrer com uma estirpe diferente da doença e pode ocorrer novamente. 

Qual é o tratamento para a leptospirose? 
Antibióticos específicos, como a doxiciclina ou a penicilina podem ser prescritos. O tratamento imediato, de preferência antes do quinto dia da doença, pode reduzir a duração da febre e internação hospitalar. Antibióticos intravenosos podem ser necessários para pessoas que apresentem sintomas mais graves. As pessoas que têm sintomas sugestivos de leptospirose devem procurar ajuda médica imediatamente.