Informações sobre leptospirose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da leptospirose, com dicas para diminuição da sua ocorrência.


Sintomas da leptospirose

Os sintomas mais frequentes na leptospirose são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.
Muitas vezes, a leptospirose é confundida com doenças como gripe e, principalmente, hepatite.
Os sintomas são muito parecidos. Apenas um especialista saberá diagnosticar e tratar o problema.

Factos que deve conhecer sobre leptospirose

Leptospirose é uma doença infecciosa que pode ocorrer em humanos e animais em todo o mundo.
Fatores de risco elevados incluem estreita associação com animais, água e solo, que podem estar contaminar com urina infectada.
Os sintomas e sinais da leptospirose são altamente variáveis e vão desde ausência de sintomas específicos, até sintomas de febre alta, calafrios, dor de cabeça, sintomas abdominais ou mesmo doença de Weil com disfunção orgânica.
O diagnóstico definitivo é feito por isolamento de bactérias a partir do paciente, sendo que os testes serológicos também estão disponíveis.
Existem antibióticos que são eficazes no tratamento de leptospirose.
A maioria das pessoas infectadas com bactérias Leptospira tem um bom prognóstico, mas outros têm um prognóstico mais reservado.
As vacinas estão disponíveis para seres humanos e animais em alguns países; mas não existe nenhuma vacina disponível comercialmente para os seres humanos em os EUA; As vacinas disponíveis são muito limitadas, porque elas geralmente só protegem bem contra um único sorovar.